Taça UEFA

Primeiros passos rumo a Manchester

Sérgio Mendonça

larissa_in_blackburn.jpg

A magia da segunda mais importante competição europeia de clubes voltou a invadir os mais diversos relvados por essa Europa fora. De Portugal à Rússia, passando pela Bélgica ou por Israel, eram 80 as equipas que sonhavam com o apuramento para a Fase de Grupos da edição 2007/08 da Taça UEFA, que esta época tem final marcada para o “City of Manchester Stadium”, mas metade teve de ficar pelo caminho.

Dos portugueses, como já se sabe, só se salvou o Sporting de Braga, que na 2ª mão desta 1ª eliminatória se conseguiu impor aos suecos do Hammarby com uns expressivos quatro golos sem resposta, vingando a surpreendente derrota por 2-1 com que a equipa ao comando de Jorge Costa havia sido presenteada na Suécia. Os restantes representantes lusitanos sucumbiram perante adversários de mais nomeada e com maior experiência internacional, mas em todos os casos se pode dizer que saíram de cabeça erguida, não envergonhando o futebol português, sendo de destacar a brilhante vitória da União de Leiria sobre o Bayer Leverkusen por 3-2, após infeliz derrota forasteira por 3-1. Paços de Ferreira e Belenenses também realizaram boas exibições, mas não conseguiram superiorizar-se perante os maiores e melhores argumentos dos seus adversários, o AZ Alkmaar, da Holanda, e os alemães do Bayern de Munique, respectivamente.

zaragoza_aris.jpg
Mas se em Portugal não ocorreram surpresas quanto a apurados para a ronda seguinte desta competição europeia, já de Espanha veio a notícia de uma inesperada eliminação do Real Saragoça perante um modesto Aris de Salónica, da Grécia, com os gregos a conseguirem facturar um importante golo no burgo dos espanhóis que, apesar da derrota na 2ª mão (2-1), garantiu o apuramento para a etapa que se segue, em virtude da vitória grega por 1-0 no primeiro jogo. Os restantes “nuestros hermanos” seguiram em frente na prova como seria de esperar, assistindo-se a um esmagador Atlético de Madrid frente a um inexperiente Kayseri Erciyesspor, da Turquia, com um somatório de 9-0 nas duas partidas. O Villareal também não deixou os seus créditos por mãos alheias e venceu inapelavelmente o BATE Borisov por 4-1 no seu estádio e por 2-0 na Bielorrúsia. Já o estreante Getafe sofreu mais para continuar em prova, conseguindo uma importante vitória por 1-0 em casa e arrancando uma derrota por 3-2 na Holanda contra um Twente bastante acostumado a estas andanças europeias.

Em “terras de sua majestade” a normalidade imperou… na maior parte das partidas: o Tottenham ultrapassou sem problemas o Anorthosis Famagusta, do Chipre, tendo conquistado uma confortável vantagem de 6-1 em Inglaterra e limitando-se a um suficiente empate a um golo em Larnaca; por sua vez, o Everton precisou de suar mais e, após um escandaloso empate a uma bola no seu terreno, foi à Ucrânia vencer o Metalist por 3-2; quanto ao Bolton também não teve tarefa fácil, empantando o jogo da 1ª mão 1-1, na Macedónia, e apenas garantindo o apuramento frente ao Rabotnicki em casa (1-0), com um golo decisivo do internacional francês Nicolas Anelka; mas a grande surpresa da noite europeia de quinta-feira aconteceu mesmo a um dos representantes ingleses, o Blackburn Rovers foi eliminado pelos gregos do Larissa, com um agregado de 2-3, os ingleses haviam perdido por 2-0 no recinto dos helénicos e não conseguiram mais do que uma vitória por 2-1 perante os seus adeptos.

fiorentina_groningen.jpgMas não se pense que foi só em Inglaterra que houve “festa da Taça” (neste caso europeia). Em Itália, é certo que muito em virtude dos vários escândalos que têm atingido o “calcio” e os seus maiores nomes, a ronda foi negra para os clubes transalpinos, só a Fiorentina se safou… e muito a custo. A equipa de Florença empatou ambos os jogos com o Groningen por igual resultado, 1-1, e precisou de recorrer ao desempate por grandes penalidades (4-3) para eliminar os holandeses e garantir o passaporte para a fase de grupos. Por seu turno, o Empoli, depois de ter vencido em casa por escassos 2-1, foi à Suiça sofrer uma goleada de 3-0 do FC Zurique, voltando para casa com o sabor amargo da eliminação. Já a Sampdória foi vítima da regra dos golos marcados fora e não conseguiu responder na Dinamarca ao empate a dois golos que tinha trazido de Itália, permitindo ao Aalborg segurar um empate a zero bolas e o consequente apuramento. Nesta 1ª eliminatória, a sorte também não sorriu ao Palermo, ficando afastado da competição na decisão por grandes penalidades (2-4), depois de ter trazido da República Checa um triunfo de 1-0 e ter permitido em Itália a vitória do desconhecido Mladá Boleslav por igual resultado.

Nos restantes jogos, destaque para a eliminação do Ajax pelo Dínamo de Zagreb, os holandeses saíram da Croácia com um animador golo de vantagem (0-1), mas deixaram-se surpreender pela formação dos balcãs na Holanda (2-3). Sorte diferente teve o Galatasaray que deixou pelo caminho a equipa dos ex-benfiquistas João Manuel Pinto, Carlitos e Beto e do ex-sportinguista Paíto, o Sion, com o marcador a registar um 3-2 favorável para os suiços no primeiro jogo e uma resposta cabal dos turcos na partida de Istambul, que acabou com um triunfo sem margem para dúvidas por 5-1. As duas equipas de Moscovo, Spartak e Lokomotiv, seguiram igualmente para a fase de grupos, depois de eliminar as formações nórdicas do Häcken, da Suécia, e do Midtjylland, da Dinamarca, respectivamente.

Os quarenta vencedores desta ronda da Taça UEFA 2007/08 irão integrar o sorteio que se realiza na terça-feira, na sede da UEFA em Nyon, na Suíça, às 11h00 de Portugal Continental.

 

Resultados no somatório das duas mãos:

Litex 1-4 Hamburg    
Lens 2-3 København (ap)    
Artmedia 1-5 Panathinaikos    
Sparta (4-3p) 0-0 OB    
Empoli 2-4 Zürich    
Sochaux 1-2 Panionios    
Anderlecht 2-1 Rapid Wien    
Paços de Ferreira 0-1 AZ    
Zenit 4-1 Standard    
Leverkusen 5-4 Leiria    
Villarreal 6-1 BATE    
Sion 4-7 Galatasaray    
Atlético 9-0 Erciyesspor    
Tampere 3-4 Bordeaux    
Getafe (gf) 3-3 Twente    
Groclin 0-2 Crvena Zvezda    
Midtjylland 1-5 Lokomotiv Moskva    
Groningen 2-2 Fiorentina (3-4p)    
Rabotnicki 1-2 Bolton    
AEK 3-1 Salzburg    
Nürnberg (gf) 2-2 Rapid Bucureşti    
Everton 4-3 Metalist    
Tottenham 7-2 Anorthosis    
Sarajevo 1-8 Basel    
Austria Wien 4-2 Vålerenga    
H. Tel-Aviv 1-0 AIK    
Aris (gf) 2-2 Zaragoza    
Dinamo Bucuresti 2-2 Elfsborg (gf)    
Loko Sofia 3-4 Rennes    
Brann (gf) 2-2 Club Brugge    
Bayern 3-0 Belenenses    
Aberdeen (gf) 1-1 Dnipro    
Heerenveen 6-8 Helsingborg    
Toulouse (gf) 1-1 CSKA Sofia    
Sampdoria 2-2 AaB (gf)    
Spartak Moskva 8-1 Häcken    
Hammarby 2-5 Braga    
Larissa 3-2 Blackburn    
Mladá Boleslav (4-2p) 1-1 Palermo    
Dinamo Zagreb (gf) 3-3 Ajax    

Legenda:

apJogo decidido após prolongamento

pJogo decidido após prolongamento e grandes penalidades

gfJogo decidido por golos marcados fora
Nota: Nomes dos clubes conforme aparecem no sítio ofical da UEFA.

Fonte: UEFA

Fotos: UEFA / Getty Images

 

Etiquetas: ,

Uma resposta to “Taça UEFA”

  1. Principais destaques desta edição « O ONLINE Says:

    […] do ABC Mundiais de Ciclismo Record Mundial da Maratona batido em Berlim Análise Liga dos Campeões Análise Taça Uefa Convocados de Luiz Felipe Scolari Especial clássico da […]

Deixe um comentário