Era uma vez um “americano tranquilo”

Miguel Pereira

Uma das maiores figuras do basquetebol português faleceu na passada terça-feira, quando orientava um treino do Quintajense. Mike Plowden, conhecido como o “americano tranquilo”, faleceu, aos 49 anos, vítima de paragem cardíaca.

215942.jpg

Mike Plowden chegou a Portugal no início da década de oitenta para representar o Barreirense. Em 1987, naturalizou-se português e chegou a alinhar pela Selecção Nacional 61 vezes. Representou o Atlético e o Benfica, onde integrou uma das melhores equipas de sempre da formação da Luz, com Carlos Lisboa, Pedro Miguel, José Carlos Guimarães e Jean Jacques.

Carlos Lisboa descreve-o como “um grande homem, humilde e empenhado”. O actual director-geral do basquetebol do SL Benfica refere que “a família do basquetebol” está triste.

Aos 49 anos, Mike Powden morreu a fazer aquilo de que mais gostava: ensinar basquetebol aos jovens.

Outros casos no basquetebol português

Infelizmente o cenário de morte com paragem cardíaco não é virgem no basquetebol português. Além de Mike Plowden, já ocorreram três casos semelhantes.

Em 1997, o jogador espanhol da Portugal Telecom Angel Almeyda não resistiu a uma paragem cardíaca durante um treino. Um ano mais tarde, o angolano Rui Guimarães, também da Portugal Telecom, seria vítima do mesmo infortúnio. Há quatro anos, quando decorria o jogo entre Aveiro Basket e Benfica, o aveirense Paulo Pinto também viria a sofrer de uma crise cardíaca.

Fonte: O Jogo, Record, Infordesporto
Foto: Infordesporto

Anúncios

Etiquetas:

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: