Falemos então de desporto: Histórias de fairplay ou de falta dele

Jorge Jesus, treinador do Belenenses, um dia disse, com razão, que o fairplay era uma treta e, infelizmente, é isso que se verifica dentro dos campos portugueses em qualquer desporto.

No entanto, aquilo que é gritante é a falta de fairplay fora das quatro linhas. A falta de respeito que os adeptos da casa, nomeadamente dos clubes grandes, têm para com os adeptos adversários.

É verdade que há adeptos que vão aos estádios adversário só para provocar os anfitriões. Mas há outros, nos quais eu me incluo, que ficam no seu canto, a ver a sua equipa jogar e que festejam, com naturalidade, os golos da sua equipa. São esses festejos, contudo, que não caiem bem nos adeptos da casa.

O problema é que a forma que esses adversários festejam, é sem provocar, apenas felicitam-se uns ao outros, sem provocar ninguém, nem picar o adepto anfitrião. Porém, os adeptos da casa não aceitam bem esses festejos e fazem de tudo para provocar aqueles amantes do desporto, que apenas querem ver a sua equipa jogar.

Enfim, este é um problema que tem a ver com a cultura portuguesa, ou seja, o intruso nunca é bem-vindo, mesmo que não venha criar problemas. É a nossa mentalidade, tão peculiar que não aceita alguém que não seja da “mesma linha”. O que ainda é pior é que o português não é afecto a mudanças e uma alteração de julgamento na cultura desportivo é, a meu ver, uma utopia.

Miguel Pereira
Editor de Desporto

Etiquetas:

Uma resposta to “Falemos então de desporto: Histórias de fairplay ou de falta dele”

  1. Valter Pinheiro Says:

    Caríssimos, o meu nome é Valter Pinheiro e encontro-me neste momento a fazer um doutoramento em Ciências do Desporto. Escrevo este email por considerar uma “verdadeira aberração” considerar-se o Fair Play ” uma treta”. Considerar o Fair Play uma treta, é o mesmo que afirmar que a Lei Portuguesa é uma brincadeira e não interessa a ninguém. Custa-me saber que algumas pessoas com responsabilidades no Desporto, veiculem este tipo de mensagem. O problema centra-se no seguinte aspecto: Há por aí quem pense que o Fair Play se resume a lançar a bola para fora quando o adversário está no solo ( esteja este lesionado ou não).

    Meus caros isso é um conceito demasiadamente reducionista de Fair Play.

    O Fair Play significa respeito pelas regras, pelo colegas, pelo adversário e pelo Juiz do jogo.

    Meus caros, dissociar o Fair Play da prática desportiva é certamente desumanizá-la.

    É o meu mais sincero desejo que Fair Play e desporto estabeleçam uma relação de Simbiose

Deixe um comentário